ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR

Autores

  • Eduardo Jorge Lopes da Silva UFPB
  • Everaldo Fernandes da Silva UFPE

Resumo

Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos por alunos e não-alunos jovens, adultos e idosos das camadas populares, sobre como eles imaginam e interpretam à escola, ou seja, qual a relação e a leitura que fazem desta instituição. O suporte teórico de sustentação da pesquisa é o da Educação Popular e da Cultura Popular. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Discurso. Os resultados revelam que a escola é um espaço de múltiplos sentidos no imaginário de jovens e adultos trabalhadores das camadas populares e que essa mesma instituição ainda se encontra distante da possibilidade de atender aos anseios e interesses das camadas populares.

 

Palavras-chave: Educação popular. Cultura popular. Classe Popular. Escola.

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Biografia do Autor

Everaldo Fernandes da Silva, UFPE

Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Minas Gerais. Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFPE, núcleo de Formação de Professores e de Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

DA SILVA, E. J. L.; DA SILVA, E. F. ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 204–219, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20441. Acesso em: 14 nov. 2024.

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