A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Fatima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Pernambuco.
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Fatima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

CRUZ, F. M. L.; MONTEIRO, C. E. F. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 220–244, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20442. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

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