A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a construção da educação de qualidade e a formação dos professores em geral, e em particular, sobre a formação dos professores que ensinam Matemática. Aborda-se o percurso dessa formação, imbricado em diferentes aspectos e ancorado em dois paradigmas que coexistem nas práticas pedagógicas e nas matrizes de cursos de formação docente: o paradigma conservador objetivista e o paradigma inovador subjetivista. Além de uma análise crítica a esses dois paradigmas, este artigo propõe a construção de eixos que contemplem a dimensão qualitativa da formação de professores, suas possibilidades e desafios na prática pedagógica.
Palavras-chave: Formação docente. Formação de professores que ensinam matemática. Educação de qualidade.
Downloads
Referências
ADLER, J.; BALL, D.; KRAINER, K.; LIN, F.; NOVOTNA, J. Educational Studies. Mathematics, 60, p. 359–381, 2005.
APPLE, M. Educação e poder. São Paulo: Artes médicas, 1989.
HENRY, M. O contrato didático. Tradução IREM de Besançon, 1991, p. 1-10.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage, 1991.
CHAUÍ, M. A universidade operacional. Folha de São Paulo, São Paulo. 9 maio. 1999. Caderno Mais p.5-3.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CRUZ, F. M. L. Múltiplos olhares: a prática pedagógica por quem a realiza.1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1998.
______ . Fatima Maria Leite. Expressões e significados do fracasso escolar em matemática: representações sociais de professores e alunos da Educação Básica e do ensino superior. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.
DUBAR, C. A socialização: a construção das identidades sociais e profissionais. Porto, Porto, 1997.
FIORENTINI, D.; SADER, P. M. A. Tendências da pesquisa brasileira sobre a prática pedagógica em matemática: um estudo descritivo. In: Reunião Anual da ANPED, 22, 2000. Caxambu, Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. [S.l.]: Paz e terra, 1996.
FOSSA, J. A. Teoria intuicionista da educação matemática. Tradução Alberta M. R. B. Ladchumananandasivam. Natal: EDUFRN, 1998.
GANDIN, L. et al. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente. (Entrevista com a profª Glória – Ladson). Educação e sociedade, n. 79, 2002.
LINS, C.; SANTIAGO, M. E. Representação social: educação e escolarização. In: PAREDES, A. (Org.). Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.
MACHADO, N. Matemática e educação. São Paulo: Cortez, 1992.
MONTEIRO, C. E. F.; PINTO, M. M. F. Challenges facing the teaching of mathematics student teachers In: ICMI Study Conference: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, Águas de Lindóia. Proceedings ICMI Study Conference: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, 2005. p. 01-06.
NUNES, T. A experiência inglesa. In: MENEZES, L. C. (Org.). Professores: formação e profissão. Campinas: Autores Associados, 1996.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. Conferência de Abertura do IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Águas de Lindóia - SP, 04 a 08 de 1998.
SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Artes médicas, PA, 1998.
TARDIF, Maurício. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2002.
TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1974
VEIGA, Ilma Alencastro Passos. Docência: Formação, Identidade Profissional e Inovações Didáticas. Anais... XII ENDIPE Organizadoras: Aida Maria Monteiro Silva (et al) – Recife, ENDIPE, 2006.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).