EDUCAÇÃO DO CAMPO SEMIÁRIDO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO

Autores

  • Ana Célia Silva Menezes

Resumo

O presente texto discute a Educação do Campo como um paradigma de Educação que vem se constituindo desde as experiências educativas escolares e não escolares protagonizadas pelos povos do campo. Trata-se de uma reflexão sobre o currículo da Educação do Campo semiárido na perspectiva da contextualização. Este texto é um início de conversa! É reconhecido o vasto aporte teórico que vem sendo construído nesta área ao longo dos últimos doze anos. O que aqui se coloca em foco é a dimensão política da contextualização do currículo tendo como referência elementos históricos da educação brasileira e a compreensão da Educação do campo enquanto paradigma de educação. A educação do campo é uma proposta e prática pedagógica que se constrói opondo-se frontalmente a uma lógica de ocupação e produção do/no campo que invisibiliza seus sujeitos e suas formas diversas, variadas e históricas de ocupação e produção.

Palavras-chaves: Educação do campo. Semiárido. Currículo contextualizado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, M. S. X. O campo como território de conflitos, de lutas sociais e movimentos populares, de Maria do Socorro Xavier Batista. In: ______; SCOCUGLIA, A. C.; JEZINE, E. (Orgs.). Educação popular e movimentos Sociais. João Pessoa: Ed. Universitária, 2006.

BRASIL. Documento da II Conferência Nacional. Por uma Educação do Campo. [S.l.; s.n.], [19--?].

CALDART, R. S. Elementos para construção do Projeto Político-Pedagógico da Educação do Campo. In: ______. (Org.). Por Uma Educação do Campo: identidade e políticas. Brasília: [s.n.], 2002. v.4.

CARDOSO, T. F. L. As Aulas Régias no Brasil. In: ______. STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. [S.l.; s.n.], 2002. v. I: séculos XVI-XVIII.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: ______. CALDART, R. S. (Orgs.). Por uma educação do campo: identidade e políticas, Brasília: [s.n.], 2002. v.4.

MACHADO, M. C. G. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em Debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: ______. STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. [S.l.; s.n.], [19--?]. v. I: séculos XVI-XVIII.

MARTINS, J. Anotações em torno do conceito de Educação para Convivência com o Semi-Árido. In: Educação para a convivência com o Semi-Árido Brasileiro: reflexões teórico-práticas. Juazeiro, BA: RESAB, 2004.

MENEZES, Ana Célia e ARAÚJO, Lucineide Martins. Currículo, Contextualização e complexidade. In: ______. Rede de Educação do semi-árido Brasileiro. Caderno multidisciplinar educação e contexto do semi-árido brasileiro, Ano 2, 2004.

PAIVA, J. M. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. [S.l.; s.n.], [19--?].

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro)

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

MENEZES, A. C. S. EDUCAÇÃO DO CAMPO SEMIÁRIDO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 245–263, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20443. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS