UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: AS CARACTERÍSTICAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Autores

  • Délvio Venanzi Universidade de Sorocaba-SP
  • Wilson Sandano Universidade de Sorocaba-SP

Resumo

Este artigo, tem como intuito buscar um entendimento mais criterioso das Universidades Comunitárias, as quais podem contribuir, compreender as características importantes das universidades comunitárias, a missão acadêmica e de prestação de serviços à comunidade ao seu entorno, que possam justificar sua existência e crescimento nos dias atuais, bem como contribuir para a consolidação de uma identidade própria que as auxilie no desempenho com qualidade da missão educacional, a que se propõem, enfatizando o trabalho de ações sociais que seriam de responsabilidade das públicas e que as comunitárias vem desempenhando satisfatoriamente. A fundamentação teórica baseou-se numa revisão da literatura (Teses, Dissertações e artigos), caracterizando o conceito, tipos de comunitárias, a prestação dos serviços e a comparação com as públicas. O Caso prático utilizado foi, a Universidade de Sorocaba (Uniso).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Délvio Venanzi, Universidade de Sorocaba-SP

Departamento de Engenharia de Produção Coordenador- Doutorando em Educação

Referências

FONSECA, Dirce Mendes Da. O pensamento privatista em educação.Campinas, SP, Papirus, p. 32, 1992.

LONGHI, Solange Maria e BOTH, Agostinho. Universidade de Passo Fundo: modos de ser universidade comunitárias, por que não? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, p. 289, 2009.

MARTINS, C. B. O Público e o Privado na Educação Superior Brasileira nos Anos 80. In: Cadernos CEDES. Campinas: Papirus, n.25, p: 63-74, 1991.

MARTINS, Geraldo M. Universidade federativa autônoma e comunitária. Brasília: Athalaia, 2008.

SAMPAIO, Helena Maria Sant’Ana. O Setor Privado de Ensino Superior no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, volumes 1 e 2, 1998.

SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação (LDB): Trajetórias e Limites. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.

SELBER, Gilberto Luiz Moraes. Discurso de Abertura do Iº Seminário Nacional das Universidades Comunitárias. Caxias do Sul: ABRUC, 1995.

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

VENANZI, D.; SANDANO, W. UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: AS CARACTERÍSTICAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 140–155, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20501. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA