GEOMETRIA NO ENEM 2009-2013: A RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ailton Carvalho Alcantara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Ivan da Silva Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Joselma Ferreira Lavor de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Resumo

Nas últimas décadas, a sociedade vem vivenciando um período de mudanças profundas e aceleradas nos meios de produção e circulação de bens econômicos, de ampliação rápida do acervo e dos horizontes do conhecimento científico. Nesse cenário, a Matemática compõe o quadro das ciências que contribuem expressivamente para conquistar o conhecimento humano. Assim, o ensino dessa disciplina deve ser convergente com as demandas contemporâneas para a Educação Básica. Considerando a relevância do estudo de Geometria, sobretudo no que compreende sua relação com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como instrumento de acesso ao Ensino Superior, surge a seguinte problemática: A forma como é abordada a Geometria no Ensino Médio favorece a resolução de problemas geométricos contemplados no ENEM? Nessa perspectiva, o presente artigo é resultado de uma pesquisa qualiquantitativa, desenvolvida numa Escola da Rede Estadual de Piripiri - PI, com discentes e docentes. Como suporte teórico, o estudo baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, 2002), na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações para o Ensino Médio (2008) e em autores como Fiorentini (1995), Fainguelernt (1999), entre outros. O trabalho objetivou analisar até que ponto as questões de Geometria trabalhadas na Escola favorecem a resolução da Geometria exigida no ENEM, propostas nos Exames de 2009 a 2013. Os resultados apontam pontos divergentes quanto aos conteúdos geométricos trabalhados em sala de aula em comparação com os problemas propostos no ENEM. Destaca-se, na análise do livro didático, pouca abrangência de exercícios, sobretudo, questões descontextualizadas. 

Palavras-chave: Geometria. Ensino Médio. ENEM.

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Biografia do Autor

Ailton Carvalho Alcantara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (2014). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

Ivan da Silva Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Piauí (2015).  Professor de Matemática do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

Joselma Ferreira Lavor de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Paraíba (2015). Professora Pedagoga do Instituto Federal do Piauí. Campus Piripiri.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

ALCANTARA, A. C.; SOUSA, I. da S.; DE LIMA, J. F. L. GEOMETRIA NO ENEM 2009-2013: A RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS NO ENSINO MÉDIO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 45–64, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/21221. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO