EDUCAÇÃO COMO UM ATO POLÍTICO: AS CIRANDAS INFANTIS DO MST

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro PUC MG
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi PUCMG
  • Luana França Oliveira Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte

Resumo

O presente artigo tem o objetivo principal de analisar as cirandas infantis do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como um símbolo de educação política, inserida no projeto educacional do Movimento. Concebe a educação centrada no trabalho, na dimensão de classe e pautada em valores coletivos, críticos à desigualdade social legitimada pelo capital e em busca de uma transformação da sociedade. Além de perpassar o histórico do MST, este trabalho defende as cirandas infantis como parte crucial da educação política do Movimento. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, amparada, sobretudo, por Freire (2013), Caldart (2004), Rosseto (2009), Roseno (2010), Luedke (2013), Vargas (2011) e MST (1996, 2004, 2010). A temática justifica-se devido à importância de se repensar a Educação como um espaço de resistência e uma alternativa para a sociedade desigual e excludente, legitimadas pelo sistema capitalista.

Palavras-chave: MST. Cirandas. Educação Política.

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Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro, PUC MG

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO - PUC MG

Professor do curso de Pedagogia - FACISABH

Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUCMG

Doutor em Educação

Professor Mestrado e Doutorado em Educação da PUCMG

Luana França Oliveira, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte

Graduanda em Pedagogia - FACISABH

Referências

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

RIBEIRO, M. de P.; ZANARDI, T. A. C.; OLIVEIRA, L. F. EDUCAÇÃO COMO UM ATO POLÍTICO: AS CIRANDAS INFANTIS DO MST. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 10–27, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/24365. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO