A IMPRENSA DISCENTE NO LYCEU ALAGOANO: A REVISTA ESTUDANTIL O FAROL DO ESTUDANTE (1941)
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar a imprensa estudantil no Lyceu Alagoano, a partir da revista O Farol do Estudante, salientando a importância desse tipo de estudo para se compreender a cultura escolar, especificamente, no que diz respeito às formas como os estudantes se expressam e se organizam. Essa análise visa apreender os elementos que constituem uma identidade, a estudantil. Para tal, utilizei como objeto e fonte de pesquisa quatro exemplares do periódico, especificamente os números 01, 03, 04 e 06, todos de 1941, localizados no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Dessa feita, dei destaque às práticas culturais, aos sujeitos e ao que eles produziram, especialmente as matérias de humor e de irreverência, que denunciam uma forma de expressão própria, por meio de desenhos, caricaturas e piadas.
Palavras-chave: Imprensa estudantil. Lyceu Alagoano. O Farol do Estudante.
Downloads
Referências
ALVES, Ezequias Raimundo. Amôr. O Farol do Estudante, Maceió, n. 3, p. 2, ago. 1941.
_____. Crônica. O Farol do Estudante, Maceió, n. 4, p. 7, ago. 1941.
BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário bibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas. Brasília: Senado Federal, 2005a. v. 62a.
_____. ABC das Alagoas: dicionário bibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas. Brasília: Senado Federal, 2005b. v. 62b.
BASTOS, Maria Helena Câmara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 166-168, jan/abr. 2007.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
FARIA FILHO, Luciano et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, 2004.
FERNANDES, Ana Lúcia Cunha. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos: apontamentos sobre a imprensa pedagógica na história da educação In: MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello; XAVIER, Libânia Nacif. (Orgs). Impressos e história da educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: Letras, 2008.
.
FRAGA, Andréa Silva de. O estudo e sua materialidade: revista das alunas-mestras da escola complementar/normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 69-97, maio/ago. 2013.
GIBSON, T. O progresso. O Farol do Estudante, Maceió, n. 6, , p. 5, out. 1941.
JESUS, Simoneide Correia Araujo de. A produção de impressos estudantis de Maceió (1858/1943). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, 2011.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2000.
LIMA, Benedito Rodrigues. Um dia de falha. O Farol do Estudante, Maceió, n. 6, p. 3, 15 out. 1941.
______. Versando sobre diversões. O Farol do Estudante, Maceió n. 1, p. 8, jul. 1941.
LIMA, Dinastia Coelho de. Brasileiros. O Farol do Estudante, Maceió, n. 4, p. 3, ago. 1941.
LINS FILHO, João. Brasil, o maior exportador de algodão do mundo. O Farol do Estudante, Maceió, n. 6, p. 6, out. 1941.
NÓVOA, António. (Dir.) A imprensa de educação e ensino: repertório analítico (Séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.
O FAROL DO ESTUDANTE, Maceió, n. 3, p. 19, 1 ago. 1941.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. A imprensa periódica como uma empresa educativa no Século XIX. Cad. Pesqui., n. 104, p. 144-161, 1998.
SILVA, Eliazar João da. Saúde, higiene e força física na primeira metade do Século XX: elementos para a compreensão da construção do novo homem brasileiro. In: SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo dos. (Orgs.). Sobre processos civilizadores: diálogos com Norbert Elias. Dourados: Ed. UFGD, 2012. p. 283-296.
VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Cultura e educação nas Alagoas: história, histórias. 4. ed. Maceió: EDUFAL, 2006. p. 171.
VIÑAO FRAGO, Antonio. História de la educación y história cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 0, p. 63-82, set/dez. 1995.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Humor e irreverência nos impressos estudantis de escolas normais rurais (RS, 1945-1983). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 291-317, maio/ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).