IMPRENSA E INSTRUÇÃO: FOCALIZANDO O PERIÓDICO GERMINAL (1909) DE PENEDO/AL
Resumo
O presente trabalho visa discutir sobre a relação imprensa e educação mediada pela instrução como tema/problema que comporta leituras referentes não somente a uma época, mas também aos modos de ver a sociedade e suas demandas. A fonte jornal foi a base da pesquisa documental. Para uma leitura mais intensiva, elegemos o periódico Germinal (1909), embora dialoguemos com outros periódicos que circularam coetaneamente a este, que se propunha, desde o seu programa inicial, a “bater-se pela diffusão da instrucção, pela causa das lettras” e com produções referentes à historiografia da educação. As fontes consultadas nos permitem reafirmar a “instrução” como um problema social recorrente, uma vez que, historicamente, foi apresentada como objeto de reivindicação e ocupou a agenda social dos nossos articulistas, jornalistas e colaboradores da imprensa periódica, alçada como meio e fim da instrução.
Palavras-chave: Imprensa. Instrução. República.
Downloads
Referências
ARAÚJO, José Carlos Souza. A imprensa, co-partícipe da educação do homem. Revista Cadernos de História da Educação, v. 1, n.1, p. 59-62, jan/dez. 2002.
ARAÚJO, José Carlos Souza; SCHELBAUER, Analete Regina. (Orgs.). História da educação pela imprensa. Campinas, SP: Alínea, 2007.
CAMPOS, Raquel Discini de. No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, v. 12. n. 28, p. 45-70, jan/abr. 2012.
COSTA, Craveiro. Instrução pública e instituições culturais de Alagoas. Monografia escrita por solicitação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Maceió: Imprensa Oficial, 1931.
GONÇALVES NETO, Wenceslau. Imprensa, civilização e educação: Uberabinha (MG) no início do Século XX. In: ARAÚJO, J. C. S; GATTI JR. D. (Orgs.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados/EdUFU, 2002. p. 197-225.
GONDRA, José Gonçalves; SCHNEIDER, Omar. Prefácio: In: ____ Educação e instrução nas províncias e na Corte Imperial: (Brasil, 1822-1889). Vitória, ES: EdUFES, 2011. p. 11-14.
GONDRA, José Gonçalves. Instrução, Intelectualidade, Império: apontamentos a partir do caso brasileiro. In: VAGO, Tarcísio Mauro et. al (Orgs.). Intelectuais e Escola Pública no Brasil: Séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza, 2009.
LUCA, Tania Regina. Fontes Impressas: história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla B. Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SANTOS, Mônica Costa. Missionário de letras e virtudes: a pedagogia moral dos franciscanos em Alagoas nos Séculos XVIII e XIX. 2007. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
SENA, Fabiana. Imprensa e instrução pública no Império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, v. 14, p. 73-98, 2014.
VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Cultura e educação nas Alagoas: história, histórias. 4. ed. Maceió: EDUFAL, 2006.
VERÍSSIMO. José. A Educação Nacional 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).