O ENSINO MÚTUO E A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA SERGIPANA (1827-1860)

MUTUAL EDUCATION AND PRIMARY EDUCATION IN THE PROVINCE OF SERGIPANA (1827 –1860)

Autores

  • Simone Amorim Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-1305-6017
  • Rafaela Vieira Santos Silva Universidade Tiradentes
  • Isabela Noélia Santos Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.34332

Palavras-chave:

Ensino mútuo, Método de ensino, Instrução primária

Resumo

A promulgação da Lei de 15 de outubro de 1827 veio organizar a instrução pública e implementou o método mútuo para ser utilizado pelos professores primários. Esta proposta consiste em apresentar de que maneira o ensino mútuo contribuiu para organização da instrução primária na província Sergipana no período de 1827 a 1869, bem como demonstrar as vantagens e desvantagens desse método. Baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural para demonstrar como funcionava o método mútuo. Após a análise dos ofícios espedidos e recebidos por professores públicos no período estudado, foi possível perceber as fragilidades desse método, mas também verificar a importância dele para a organização inicial da instrução pública do século XIX.

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Biografia do Autor

Simone Amorim, Universidade Tiradentes

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Referências

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Legislação

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

AMORIM, S.; SILVA, R. V. S.; SANTOS, I. N. O ENSINO MÚTUO E A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA SERGIPANA (1827-1860): MUTUAL EDUCATION AND PRIMARY EDUCATION IN THE PROVINCE OF SERGIPANA (1827 –1860). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 78–91, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.34332. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/34332. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA