OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

THE CHALLANGES OF EDUCATION IN GUINEA BISSAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717

Palavras-chave:

Desafios, História, Educação, Guiné-Bissau

Resumo

Este texto trata da educação na Guiné-Bissau, tendo como propósito evidenciar uma melhor compreensão da realidade do sistema de educação vigente neste país, através do modelo educacional de cada epoca, destacando-se os três períodos históricos, nomeadamente, o ensino colonial até 1974, a experiência da luta de libertação nacional e a educação no período pós-independência, a partir de 1975. Para tanto se vale de pesquisa qualitativa de caráter teórico-bibliografico e documental. Dos resultados observou-se que os desafios da dependência do colonizador, hoje, transferiram-se para a dependência dos interesses do capitalismo globalizado, cujos interesses se distanciam dos anseios sociais, comprometendo e condicionando toda e qualquer pretensão progressista.

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Biografia do Autor

Samba - Sané, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

SANÉ, S. .-. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU: THE CHALLANGES OF EDUCATION IN GUINEA BISSAU. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 55–77, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/39717. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO