A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARTICULADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISSERTAÇÕES DO PPGEP (2015-2017)
KNOWLEDGE PRODUCTION IN PROFESSIONAL EDUCATION ALLIED TO TEACHER TRAINING IN THE STUDIES PERFORMED BY PPGEP (2015-2017)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.41972Palavras-chave:
Produção do Conhecimento, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Dissertações, PPGEP/IFRNResumo
O presente artigo tem por objeto de pesquisa a formação docente, almejando analisar sua articulação com a educação profissional, no que tange à produção do conhecimento no âmbito das dissertações publicadas pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN), no período de 2015 a 2017, posto constituir-se como aquele em que ocorreram as primeiras defesas do Programa em foco. Para tanto, foram analisadas dezenove dissertações coletadas no Repositório Institucional do IFRN – Memória e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O exame incluiu uma retrospectiva histórica das políticas públicas e ações direcionadas à temática, pautando-se, para isso, em uma investigação bibliográfica e documental, mediante uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo no método quanti-qualitativo sua ferramenta para interpretação dos dados coletados. Foi apontada, entre outras, a necessidade de efetivação de uma política sistêmica e contínua de formação de professores para a modalidade, que privilegie a construção e o fortalecimento de ações e espaços que permitam discussões, reflexões e planejamentos, para que ocorra, de fato, a integração entre a formação geral e a profissional.
Downloads
Referências
ALIANÇA, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva. O caminho feito ao andar: itinerários formativos do professor bacharel no Ensino Médio Integrado. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
ASSIS, Sandra Maria de. Práticas pedagógicas de docentes de ciências humanas no curso técnico integrado em informática do IFRN– campus Caicó. 2015.121f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Disponível em: <http://bancodeteses.capes.gov.br/banco-teses/#!/>. Acesso em: 01 mai. 2018.
______. Presidência da República. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em 26 de jun. de 2018.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 26 de jun. de 2018.
____________. Conselho Nacional de Educação Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 26 de jun. de 2018.
____________. Presidência da República. Lei nº 12.014, de 6 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12014.htm>. Acesso em 26 de jun. de 2018.
______. Decreto nº. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei Federal nº. 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm>. Acesso em 26 de jun. de 2018.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 jun. 2018.
______. Decreto-lei nº 4.073 de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 jun. 2018.
______. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 20 jun. 2018.
BRANDÃO, Pollyanna de Araújo Ferreira. A representação de tecnologia da Educação Profissional do IFRN: uma análise das práticas pedagógicas dos professores dos professores do Ensino Médio Integrado. 2017. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2017.
CACHO, Mylenna Vieira. O curso de especialização em Proeja – Cefet/RN (2007) e suas relações na vida profissional e acadêmica dos concludentes. 2016. 172f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
FELIPE, Christine Meirelles. Processos formativos de docentes que atuaram na educação profissional do Sistema S - RN. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
IFRN. Resolução nº 54/2012- CONSUP, de 15 de junho de 2012. Aprova o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e autoriza seu funcionamento no Campus Natal- Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/conselhos/consup/resolucoes/2012/resolucao-no-54-2012/view>. Acesso em 21 de jul. de 2018.
LIMA, Aline Cristina da Silva. Ensino de História no curso técnico de nível médio integrado em Turismo: do CEFET/RN ao IFRN campus Natal-Central (2005/2011). 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
LIMA, Erika Roberta Silva de. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: um estudo exploratório das políticas educacionais (1990- 2010). 2015. 155f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
LUSTOSA, Wigna Eriony Aparecida de Morais. O Currículo da Licenciatura em Espanhol – do CEFET-RN ao IFRN: (Des)nexos com a Educação Profissional, Natal, 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p.363-384.
______. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, nº 1, 2008.
MEDEIROS, Dayvyd Lavaniery Marques de. Políticas de formação inicial de professores com vistas à educação profissional: um estudo sobre as Licenciaturas e o PIBID oferecidos pelo IFRN-CNAT. Natal, 2016. 162f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
MELO, Ana Lídia Braga. o programa TEC NEP e sua implementação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: ressonâncias acadêmicas, limites e desafios. 2015. 178f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______.; SANCHES O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf.>. Acesso em 21 de jul. de 2018.
MORAIS, Jaciaria de Medeiros. A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de Licenciatura em Química no IFRN campus Ipanguaçu. Natal, 2016. 150f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de biologia no Ensino Médio. Natal, 2016. 138f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP.
MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 347-362.
PAIVA, Samara Yontei de. Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
QUEIROZ, Karla da Silva. A unidade de ensino descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação. 2017. 137f. Dissertação (Mestrado em educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
RODRIGUES, Andrea Gabriel Francelino; NASCIMENTO, José Mateus; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Institucionalização e exigências para admissão e atuação docente na escola de aprendizes artífices do Rio Grande do Norte (1909-1937). In:
MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p.363-384.
RODRIGUES, Iaponira da Silva. Trajetórias Acadêmica e Profissional de Professores Licenciados do Campus Parnamirim (IFRN): saberes e Práticas Docentes no Ensino Médio Integrado. Natal, 2016. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
SILVA, Francisca Natalia da. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: a implementação do Programa Brasil Profissionalizado em Mossoró/RN. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2016.
SILVA, Karla Katielle Oliveira da. O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do estado de 1908 a 1957. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP, Natal, 2017.
SILVA, Silvia Helena dos Santos Costa e. Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de engenharia elétrica (IFPB/João Pessoa), Natal, 2015. 151f.: il. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP.
SILVA, Maria do Socorro da. Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de. Formação Inicial e Continuada de professores para a atuação profissional: a política e a produção do conhecimento: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 385-408.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).