EDITORIAL - A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATUALIDADE: OS CAMINHOS E OS DESAFIOS DE SEU GRUPO TEMÁTICO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.44782Resumo
A Educação Popular em Saúde vem se constituindo como uma das concepções e práticas no campo da Saúde Coletiva que tem incidência tanto nas experiências de formação de profissionais em saúde, como também na formação de conselheiros e atores sociais para o Sistema Único de Saúde (SUS), nas práticas de cuidado, de gestão e de ação comunitária. No contexto atual de retrocessos sociais e de ameaças à democracia, a saúde e a educação tem papel determinante nos processos de resistência, organização e fortalecimento de iniciativas de cuidado com as pessoas. A gestão do Grupo Temático (GT) de Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) vem tendo como princípios a organização interna e a mobilização para ações na constituição de uma construção compartilhada entre seus membros. Frentes de ação serão detalhadas e analisadas ao longo desse manuscrito. Os caminhos trilhados vêm demonstrando empenho dos membros do GT em fortalecer sua articulação e a integração entre lutas e iniciativas mantidas por cada um e cada uma localmente, diante dos exigentes desafios enfrentados no cotidiano do trabalho em Educação Popular. São evidenciadas possibilidades de diálogo de ideias que nutrem experiências pelo aprendizado de umas com as outras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).