POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRABALHO DESTINADAS AOS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS ENTRE 2004 E 2019
WORK PUBLIC POLICIES DRIVEN TOWARDS YOUNG PEOPLE UNDER SOCIOECONOMIC VULNERABILITY SITUATION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49059Palavras-chave:
Jovens, Juventude, Políticas Públicas, TrabalhoResumo
Este artigo tem como objetivo a apresentar e discutir a produção acadêmica brasileira sobre as políticas públicas de trabalho direcionadas aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foram analisados os artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 2004 a 2019, tendo como fonte de buscas a base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Das 55 publicações encontradas, apenas 10 foram discutidas no presente estudo, posto que metade dessas publicações tratam especificamente de políticas públicas de trabalho para a juventude e a outra metade discute esse tema a partir de questões como “políticas públicas para a juventude”, “trabalho decente”, “condição dos jovens ‘nem nem’ no Brasil”, entre outros. A partir do levantamento bibliográfico realizado, constatou-se a relevância de se discutir as políticas públicas de trabalho destinadas aos jovens em situação de vulnerabilidade, uma vez que as políticas de transferência direta de renda e as políticas de qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho são importantes para a redução do percentual de jovens na condição “nem nem” e na inserção desse público no mundo do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).