A INSTALAÇÃO DA ETFRN/UNED-MOSSORÓ NOS REGISTROS DA IMPRENSA MOSSOROENSE
THE INSTALLATION OF ETFRN / UNED-MOSSORÓ IN THE RECORDS OF THE MOSSOROENSE PRESS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.51769Palavras-chave:
Educação Profissional, Imprensa, ETFRN/UNED-MossoróResumo
O uso da imprensa, por meio de seus registros cotidianos, torna-se cada dia mais evidente no campo da pesquisa acadêmica. Os textos de jornais passam a ser considerados fontes históricas, contribuindo para a análise de determinado período ao abordarem aspectos culturais, econômicos e sociais. Nesta pesquisa, apresentamos os registros de dois jornais impressos da cidade de Mossoró-RN, Gazeta do Oeste e O Mossorense, nos quais encontramos diversas matérias acerca da implantação e do funcionamento da Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). Alguns detalhes foram destacados pela imprensa: concurso para compor o quadro de servidores, inauguração, cursos, atividades escolares, administrativas e sociais; práticas culturais, estrutura física. A metodologia que empregamos constou de um levantamento e análise dos conteúdos desses jornais, dispostos em arquivo institucional. Nossa intenção foi perceber como a imprensa mossoroense registrou a instalação da UNED e acompanhou os primeiros momentos dessa instituição de Educação Profissional. Como resultado, os textos escritos e as imagem presentes nesses jornais destacam a relevância dessa instituição, possibilitando-nos conhecimentos quanto à história e à memória da Educação Profissional federal no interior do Rio Grande do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).