LEIO, LOGO ESCREVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA A FAVOR DA ESCRITA
READ, SO WRITE: A REPORT OF EXPERIENCE ON THE PRACTICE OF READING IN FAVOR OF WRITING
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.54798Palavras-chave:
Escrita, Estágio Supervisionado, Formação Docente, LeituraResumo
O artigo relata a experiência vivida por estagiários do curso de Letras das Faculdades Integradas de Sergipe, em uma escola municipal, localizada na cidade de Tobias Barreto; com a aplicação de um projeto de leitura numa turma do 6º ano. O projeto “Leio, logo escrevo! A prática da leitura a favor da escrita” teve, como objetivo, mostrar as habilidades necessárias a um professor de português no combate às dificuldades de leitura e escrita dos alunos, bem como estimular a leitura e auxiliar a escrita dos estudantes. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa bibliográfica, e está fundamentado teoricamente em Freire (1989), em Brasil (1996, 1997) e em Lima (2016), que dialogam e ratificam as considerações elencadas no presente artigo, que apresenta alguns recursos utilizados durante as aulas, como a dinâmica do Stop dos verbos, feita de garrafas pet, trabalhos com gêneros textuais, leituras silenciosas e em voz audível. Assim, conclui-se que este projeto foi de suma importância para os alunos do 6º ano, pois contribuiu para fortalecer a prática de leitura e escrita, e igualmente importante para a formação docente, pois garante uma importante experiência no processo de formação dos futuros docentes de língua portuguesa.
Downloads
Referências
BORBA, M. C; MALHEIROS, A. P. S; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. 3 ed. Belo Horizonte, Autentica Editora, , 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: https://www.cpt.com.br/pcn/parametros-curriculares-nacionais-lingua-portuguesa. Acesso em 15 Abr. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 15 Abr. 2020.
COUTINHO, C. P. Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. 2ª ed. Lisboa, Almedina, 2013.
LIMA, E. S. Educação a Distância no Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso a partir de reflexões dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração. 2016, 169f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação), Mestrado em Educação, Universidade Tiradentes - UNIT, Aracaju-SE, 2016.
LIMA, E. S; NUNES, A. K. F; ALVES, A. C. M. Reflexões dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Sergipe. Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 12, GUILHERME, W. D. (org) – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, p.127-137, 2019.
FERREIRA, L. S. Produção de leitura na escola. 1ª ed. Salvador-BA, Ijuí, 2001.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
HENDEL, G. N; et al. Letramento digital: o uso do tablet como recurso móvel facilitador da alfabetização e do letramento. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal. Anais. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/ colbeduca/article/viewFile/10589 /8266. Acesso em: 01 Abr. 2020.
RIBEIRO, K. A. Gestão no Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância: Estudo de caso da Universidade Tiradentes. 2016, 169f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação), Mestrado em Educação, Universidade Tiradentes - Unit, Aracaju, 2016.
RIBEIRO. S. S.; SANTOS, S. A. O trabalho coletivo na rotina escolar e a construção do Projeto Político-Pedagógico. s/d. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ pde/arquivos/638-4.pdf. Acesso em: 12 Jun. 2020
SANTOS, A. A. F. Reflexões sobre as práticas de leitura e escrita na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Ana Nery. In: X Encontro Internacional de Formação de Professores. XI Fórum Permanente Internacional De Inovação Educacional. Anais. Enfope, Unit, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/download/5200/18 22. Acesso em 01 Abr. 2020.
TRAVAGLIA, L. C. O que é um ensino de Língua Portuguesa centrado nos gêneros? In: Anais do SIELP. Volume 1. Uberlândia: EDUFU, p.509-519, 2011.
YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).