AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.60593Palavras-chave:
Características da Residência, Desenvolvimento Infantil, EducaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as oportunidades ambientais para o desenvolvimento motor de bebês oferecidas em seu domicílio. Participaram desta pesquisa 21 bebês, de 0 a 24 meses, e seus cuidadores, moradores de um bairro abrangido por uma Unidade de Saúde da Família (USF). Foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD), a fim de investigar a qualidade e a quantidade das oportunidades de desenvolvimento motor oferecidas pelo ambiente domiciliar. Os resultados demonstraram que as categorias “Espaço Externo”, “Materiais para Motricidade Fina” e “Materiais para Motricidade Grossa” apresentaram as piores pontuações do estudo. Em relação aos bebês matriculados na creche, foi identificado que apenas 7 dos 21 bebês frequentam a creche e que nenhum dos bebês foi matriculado antes dos 18 meses de idade. Foi possível concluir a necessidade de outros espaços como, por exemplo, o ambiente escolar, as áreas públicas de lazer, entre outros, para suprir os estímulos que não estão disponíveis no ambiente domiciliar.
Downloads
Referências
BARROS, S.; AGUIAR, C. Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers. Early Childhood Research Quarterly, n. 462, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://www.oecd.org/education/school/ECEC-meta-analysis-studies.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
BARROS, R. P. et al. Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil. Pesquisa e Planejamento Econômico. Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, 2011. Disponível em: https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/1351/1098. Acesso em: 12 ago. 2021.
BECKER, S. M. S.; PICCININI, C. A. Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/pSfMmmtqccWTq9ctbHJBWbC/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Parâmetros Básicos de infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Marco Legal da Primeira Infância. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10172.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.
BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CAÇOLA, P. M. et al. Development of the Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale. Pediatrics International, v. 53, n. 6, p. 820-5, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21507146/. Acesso em: 13 ago. 2021.
CAÇOLA, P. M. et al. The new affordances in the home environment for motor development- infant scale (AHEMD-IS): Versions in English and Portuguese languages. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 19, n. 6, p. 507-525, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/6smfYTVwrSQ3vc6wXDhGP9R/?lang=en. Acesso em: 13 ago. 2021.
CORBETTA D.; SNAPP-CHILDS W. Seeing and touching: the role of sensory-motor experience on the development of infant reaching. Infant Behavior and Development, v. 32, n. 1, p. 44-58, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19081142/. Acesso em: 12 ago. 2021.
DEFILIPO, E.C. et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 4, p. 633-641, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/wrLrwN4mfbHKtDC9G96SRCr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.
DORNELAS, L. F.; DUARTE, N. M. C.; MAGALHÃES, L. C. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 88-103, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/rWNf3F7qSTGLbWRP6hzLkRP/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
EICKMANN, S. H.; MACIEL, A. M. S.; LIRA, P. I. C.; LIMA, M. C. Fatores associados ao desenvolvimento mental e motor de quatro creches públicas de Recife, Brasil. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 3, p. 282-288, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/GHmfk3M7cmPDwGP8cg5PD3Q/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2021.
GIROLDI, C.; POERSCH, K.; MÜLLER, A. B. Oportunidades de desenvolvimento motor de bebês de um centro de referência materno infantil. Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas- RS, v. 8, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/5899. Acesso em: 13 ago. 2021.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed. 3. ed., 344p., 2004.
MARTINS, E.; SZYMANSKI, H. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 4, n. 1, p. 63-77, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100006. Acesso em: 12 ago. 2021.
PEDROSA, C.; CAÇOLA, P.; CARVALHAL, M. I. M. Fatores preditores do perfil sensorial de lactentes dos 4 aos 18 meses de idade. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 160-166, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/5mbCWLbnZTrMmyPB344fLYk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 ago. 2021.
PILATTI, I. et al. Oportunidades para o desenvolvimento motor infantil em ambientes domésticos. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 9, n. 27, p. 22-7, 2011. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1335. Acesso em: 13 ago. 2021.
SILVA, W.R. et al. Opportunities for motor stimulation in the home environment of children. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 84-90, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822017000100012. Acesso em: 12 ago. 2021.
SOARES, K. M. S. Desenvolvimento Motor de Lactentes em Creches Municipais e no Ambiento Domiciliar. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12974. Acesso em: 12 ago. 2021.
SOUZA, M.A.F. et al. Construction and validation of behavioral technology to monitor child development milestones. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 19, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3240/324054783052/html/. Acesso em: 12 ago. 2021.
SOUZA, JM.; VERÍSSIMO, M.; CRUZ, D. Análise do conteúdo de diagnósticos de enfermagem sobre desenvolvimento infantil. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 20, n.1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45041. Acesso em: 13 ago. 2021.
SCHOBERT, L. O desenvolvimento motor de bebês em creches: um olhar sobre diferentes contextos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13809. Acesso em: 12 ago. 2021.
VENETSANOU, F.; KAMBAS, A. Environmental affecting prescholers’ motor development. Early Childhood Education Journal, v. 37, n. 4, p. 319-27, 2010.
ZANELLA, L. W.; REZER, C. R. O desenvolvimento motor e a influência do ambiente familiar e do nível socioeconômico. Conexões, Campinas, v. 13, n. 3, p. 101-113, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640873. Acesso em: 13 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).