AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS

Autores

  • Heloisa Briones Mantovani Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0001-9970-7636
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Professora Doutora de Terapia Ocupacional na Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.60593

Palavras-chave:

Características da Residência, Desenvolvimento Infantil, Educação

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as oportunidades ambientais para o desenvolvimento motor de bebês oferecidas em seu domicílio. Participaram desta pesquisa 21 bebês, de 0 a 24 meses, e seus cuidadores, moradores de um bairro abrangido por uma Unidade de Saúde da Família (USF). Foi utilizado o instrumento Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD), a fim de investigar a qualidade e a quantidade das oportunidades de desenvolvimento motor oferecidas pelo ambiente domiciliar. Os resultados demonstraram que as categorias “Espaço Externo”, “Materiais para Motricidade Fina” e “Materiais para Motricidade Grossa” apresentaram as piores pontuações do estudo. Em relação aos bebês matriculados na creche, foi identificado que apenas 7 dos 21 bebês frequentam a creche e que nenhum dos bebês foi matriculado antes dos 18 meses de idade. Foi possível concluir a necessidade de outros espaços como, por exemplo, o ambiente escolar, as áreas públicas de lazer, entre outros, para suprir os estímulos que não estão disponíveis no ambiente domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, S.; AGUIAR, C. Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers. Early Childhood Research Quarterly, n. 462, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://www.oecd.org/education/school/ECEC-meta-analysis-studies.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

BARROS, R. P. et al. Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil. Pesquisa e Planejamento Econômico. Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, 2011. Disponível em: https://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/1351/1098. Acesso em: 12 ago. 2021.

BECKER, S. M. S.; PICCININI, C. A. Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/pSfMmmtqccWTq9ctbHJBWbC/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Parâmetros Básicos de infraestrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Marco Legal da Primeira Infância. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10172.htm. Acesso em: 13 ago. 2021.

BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CAÇOLA, P. M. et al. Development of the Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale. Pediatrics International, v. 53, n. 6, p. 820-5, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21507146/. Acesso em: 13 ago. 2021.

CAÇOLA, P. M. et al. The new affordances in the home environment for motor development- infant scale (AHEMD-IS): Versions in English and Portuguese languages. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 19, n. 6, p. 507-525, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/6smfYTVwrSQ3vc6wXDhGP9R/?lang=en. Acesso em: 13 ago. 2021.

CORBETTA D.; SNAPP-CHILDS W. Seeing and touching: the role of sensory-motor experience on the development of infant reaching. Infant Behavior and Development, v. 32, n. 1, p. 44-58, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19081142/. Acesso em: 12 ago. 2021.

DEFILIPO, E.C. et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 4, p. 633-641, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/wrLrwN4mfbHKtDC9G96SRCr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.

DORNELAS, L. F.; DUARTE, N. M. C.; MAGALHÃES, L. C. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 88-103, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/rWNf3F7qSTGLbWRP6hzLkRP/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

EICKMANN, S. H.; MACIEL, A. M. S.; LIRA, P. I. C.; LIMA, M. C. Fatores associados ao desenvolvimento mental e motor de quatro creches públicas de Recife, Brasil. Revista Paulista de Pediatria, v. 27, n. 3, p. 282-288, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/GHmfk3M7cmPDwGP8cg5PD3Q/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2021.

GIROLDI, C.; POERSCH, K.; MÜLLER, A. B. Oportunidades de desenvolvimento motor de bebês de um centro de referência materno infantil. Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas- RS, v. 8, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/5899. Acesso em: 13 ago. 2021.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed. 3. ed., 344p., 2004.

MARTINS, E.; SZYMANSKI, H. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 4, n. 1, p. 63-77, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100006. Acesso em: 12 ago. 2021.

PEDROSA, C.; CAÇOLA, P.; CARVALHAL, M. I. M. Fatores preditores do perfil sensorial de lactentes dos 4 aos 18 meses de idade. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 160-166, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/5mbCWLbnZTrMmyPB344fLYk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 ago. 2021.

PILATTI, I. et al. Oportunidades para o desenvolvimento motor infantil em ambientes domésticos. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 9, n. 27, p. 22-7, 2011. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1335. Acesso em: 13 ago. 2021.

SILVA, W.R. et al. Opportunities for motor stimulation in the home environment of children. Journal of Human Growth and Development, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 84-90, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822017000100012. Acesso em: 12 ago. 2021.

SOARES, K. M. S. Desenvolvimento Motor de Lactentes em Creches Municipais e no Ambiento Domiciliar. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12974. Acesso em: 12 ago. 2021.

SOUZA, M.A.F. et al. Construction and validation of behavioral technology to monitor child development milestones. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 19, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3240/324054783052/html/. Acesso em: 12 ago. 2021.

SOUZA, JM.; VERÍSSIMO, M.; CRUZ, D. Análise do conteúdo de diagnósticos de enfermagem sobre desenvolvimento infantil. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 20, n.1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45041. Acesso em: 13 ago. 2021.

SCHOBERT, L. O desenvolvimento motor de bebês em creches: um olhar sobre diferentes contextos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13809. Acesso em: 12 ago. 2021.

VENETSANOU, F.; KAMBAS, A. Environmental affecting prescholers’ motor development. Early Childhood Education Journal, v. 37, n. 4, p. 319-27, 2010.

ZANELLA, L. W.; REZER, C. R. O desenvolvimento motor e a influência do ambiente familiar e do nível socioeconômico. Conexões, Campinas, v. 13, n. 3, p. 101-113, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640873. Acesso em: 13 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Como Citar

BRIONES MANTOVANI, H.; ROCHA, A. N. D. C. AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 265–282, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.60593. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60593. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA