100 ANOS DE PAULO FREIRE: OLHARES SOBRE O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.60877Palavras-chave:
Paulo Freire, Ensino e aprendizagem, Formação de professoras e professores.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o ensino, a aprendizagem e a formação docente a partir das obras Pedagogia da Autonomia e Professora sim, Tia não, de Paulo Freire. Esse intelectual pensou a educação e a sociedade interconectadas. Vislumbrou novas perspectivas para formação docente e para o trabalho de professoras e professores, visando à formação de um cidadão crítico e participante nas decisões políticas do país. A comemoração do centenário de seu nascimento é um momento ímpar para revisitar obras suas, com interrogações do tempo presente. Os livros analisados situam a educação como um ato político e transformador. Se efetiva por meio da rigorosidade científica, metódica e na amorosidade como princípio da ética universal que sustenta a postura profissional de professoras e professores. O estudo é qualitativo e de cunho bibliográfico. Além de Freire (1997; 2002), buscamos suporte em Brandão (2014) e Soares (2020), entre outros autores. Os dois livros analisados trazem contribuições para a atuação docente junto aos trabalhadores também no século XXI, defesa da educação pública, formação de docentes críticos e comprometidos com a transformação social.
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