BNCC E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Cibele Beatriz da Silva Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros https://orcid.org/0000-0002-7505-8691
  • Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61747

Palavras-chave:

Currículo, Base Nacional Comum Curricular, Saúde

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura relativa a programas de pós-graduação stricto sensu, objetivando caracterizar as investigações voltadas para o tratamento dado à temática saúde pela BNCC do ensino médio, bem como o conhecimento por elas já produzido. Realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados revelaram produção científica predominantemente qualitativa, em nível de mestrado, apoiada em análise de conteúdo, tornando evidente a escassez de trabalhos quantitativos e em nível de doutorado. Um estudo resultou na construção de um produto aplicado diretamente ao ensino de temas em Saúde, enquanto os outros dois se limitaram a uma perspectiva analítica que não resultava em produto educacional. Estes últimos concluíram que a BNCC não fornece elementos a respeito de uma teoria sobre Saúde embasando o tratamento dado a essa temática pelo documento, apesar da identificação de elementos que permitem concluir ser a abordagem da temática próximo da Educação em Saúde. Outrossim, o documento traz, ao longo de todas as áreas do conhecimento, a abordagem da Saúde, embora a concentre, predominantemente, em orientações relacionadas à Educação Física. Evidencia-se necessidade de pesquisas de doutoramento, e se abre a possibilidade de contribuir por meio de abordagens metodológicas quantitativas e mistas.

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Biografia do Autor

Cibele Beatriz da Silva Oliveira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros.

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Doutora Em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA, C.; DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO, D. P. BNCC E SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 21–40, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n1.61747. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61747. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO