FATORES DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Sarah Elayne de Freitas Rezende Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano
  • Ramayane Bonacin Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Marcos de Moraes Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.62371

Palavras-chave:

School dropout. Integrated High School. Federal educational network. Systematic review protocol. PICO.

Resumo

A evasão é uma realidade que assombra a expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, apesar do aumento na oferta de matrícula. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o protocolo de revisão sistemática que está sendo desenvolvido numa pesquisa de mestrado, buscando identificar na literatura de referência os principais fatores da evasão escolar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Brasil. Revisões sistemáticas (RS) são considerados estudos secundários, cuja fonte de dados são os estudos primários. Este trabalho visa a levantar um conjunto de variáveis por meio da meta-análise (PRISMA) e estrutura, buscando em População, Intervenção, Comparação e Outcome “resultado” (PICO). As buscas pelos estudos realizaram-se nas bases Pubmed, Eric, Scielo, Scopus e Spell, com recorte temporal de janeiro 2013 a fevereiro de 2022. Espera-se que esse protocolo de revisões sistemáticas seja capaz de possibilitar o acesso a informações que poderão ser úteis para a discussão e implantação de políticas públicas e ações de enfrentamento à evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede de educação profissional e tecnológica no Brasil. Os resultados da RS serão divulgados por meio de resumos, artigos, apresentações em congressos e eventos dessa natureza.

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Biografia do Autor

Sarah Elayne de Freitas Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres.

Ramayane Bonacin Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres.  Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres.

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília. Professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

DE FREITAS REZENDE, S. E.; BONACIN BRAGA, R.; DE MORAES SOUSA, M. FATORES DE EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 89–104, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n2.62371. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/62371. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO