"Pele de asno":
contos de fadas, censura e letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64158Palavras-chave:
Letramento literário. Contos de fadas. Censura. Educação literária.Resumo
Este trabalho corresponde a uma proposição teórica, crítica e metodológica referente ao ensino de Literatura e à formação estética com contos de fadas no oitavo ano do Ensino Fundamental II. Considerando a substancialidade artística dos contos de fadas, é necessário relativizar as censuras restritivas quanto a estes textos na Educação Básica. Objetiva-se aqui possibilitar um trabalho flexível com o conto “Pele de asno”, versão de Perrault, a partir do letramento literário, relativizando a censura em contexto escolar. Como metodologia, selecionamos “Pele de asno” em interseção com a BNCC (2018) e João Wanderley Geraldi (1990). Esta pesquisa comporta três partes: histórica, analítica e didática. Nesta última, os impulsos didáticos propostos baseados na teoria de Rildo Cosson (2021), compostos por: motivação, introdução, leitura, interpretação e expansão. Além da relevância da mediação do professor no letramento literário, compreendemos a necessidade de incentivar a (re)leitura de contos de fadas em âmbito escolar. Cabe, portanto, fomentar a criticidade dos alunos a partir da interação estética com o texto literário, possibilitando, também, engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Literatura. Nosso principal referencial teórico foi André Luiz Ming Garcia (2021), Marisa Lajolo (2018), Michèle Petit (2019), Nelly Novaes Coelho (2012), Rildo Cosson (2021) e Regina Zilberman (2019).
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