Caminhos históricos da educação brasileira:
lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas
Palavras-chave:
História da Educação, Ensino Dualista, Propostas EducacionaisResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a situação da educação brasileira na atualidade, percebendo as influências históricas que contribuíram para formatação dual e excludente que se apresenta na nossa estrutura educacional. Compreendemos que é pelo entendimento sistematizado e processual da formação diante da estrutura educativa no país que poderemos superar problemas, elaborar propostas e pensar em uma educação menos excludente e de qualidade. Aprender com a história da educação pode nos proporcionar o caminhar em novas trilhas. Nesse sentido, buscamos traçar um panorama histórico da educação no Brasil e suas principais demandas oficiais, destacando os principais interesses dos setores dominantes, que manipulavam o formato e execução das políticas educacionais em cada tempo histórico. Partimos de uma revisão bibliográfica utilizando autores que vêm pesquisando história da educação no Brasil e compilando as principais informações acerca das propostas oficiais de ensino. Nesse sentido, contribuíram com o trabalho autores como Saviani (2018); Silva (2017); Boutin (2015); Germano (2008), entre outros.
Downloads
Referências
BOUTIN, Aldimara Catarina B. D. As reformas educacionais na Era Vargas e a distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.
CARDOSO, Ciro F. Tempo e História. 2018.
CARDOSO, Ciro F. Por que os seres humanos agem como agem? Revista de História, nº 167, jun./dez. 2012, p. 17-52.
CHAVES, Miriam W. História da educação escolar e sociologia: uma relação promissora. Educação em Revista, v. 30, n. 02, 2014, p. 95-116.
GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008.
PALMA FILHO, João C. A República e a educação no Brasil: Primeira República (1889-1930).
SAVIANI, Demerval. POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL APÓS A DITADURA MILITAR. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n.2 [76], p. 291-304, abr/jun. 2018.
SILVA, Gleidson; AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759) Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 185-196, out./dez. 2017
SILVA, Carlos Daniel da. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AS CONTRADIÇÕES DESTE PROCESSO HISTÓRICODA COLONIZAÇÃO À REPÚBLICA. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).