Caminhos históricos da educação brasileira:

lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino Dualista, Propostas Educacionais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a situação da educação brasileira na atualidade, percebendo as influências históricas que contribuíram para formatação dual e excludente que se apresenta na nossa estrutura educacional. Compreendemos que é pelo entendimento sistematizado e processual da formação diante da estrutura educativa no país que poderemos superar problemas, elaborar propostas e pensar em uma educação menos excludente e de qualidade. Aprender com a história da educação pode nos proporcionar o caminhar em novas trilhas. Nesse sentido, buscamos traçar um panorama histórico da educação no Brasil e suas principais demandas oficiais, destacando os principais interesses dos setores dominantes, que manipulavam o formato e execução das políticas educacionais em cada tempo histórico. Partimos de uma revisão bibliográfica utilizando autores que vêm pesquisando história da educação no Brasil e compilando as principais informações acerca das propostas oficiais de ensino. Nesse sentido, contribuíram com o trabalho autores como Saviani (2018); Silva (2017); Boutin (2015); Germano (2008), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Leão de Bastos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização também pela UFPB em Educação Ambiental. Atuou como professora de História em várias escolas do Município e do Estado na cidade de João Pessoa-PB. Possui curso de Capacitação de Tutores a distância do SECAD. Atualmente, é graduando do Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Formação de Professores - CFP, Cajazeiras-PB e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, do Centro de Educação, da UFPB, na linha de Educação Popular.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba ? UFPB, no Centro de Educação - CE, vinculado ao Departamento de Metodologia da Educação ? DME e ao Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa Educação Popular. Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História, Sociologia, Educação, com ênfase em História Local e Ensino de História e Educação e Movimentos Sociais no Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, História Local, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Foi coordenador do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) ?Saberes da Terra? no Estado da Paraíba (2008) e do Curso de Aperfeiçoamento: Formação para professores que atuam com jovens e adultos no contexto prisional. No período (2016 a Julho 2018) exerceu a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). No período de 2015 a julho de 2018, atuou como vice-coordenador do Fórum Regional/Nordeste de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED - NORDESTE). Entre o segundo semestre de 2018 e no ano 2019 esteve enquanto professor formador no ProJovem Campo: Saberes da Terra do Estado da Paraíba, Pólo João Pessoa, no Assentamento APASA-PITIMBU-PB. No biênio 2018 ? 2020 coordenou o GT06 - Educação Popular da ANPED/Nordeste. A partir de 2019 até atualmente, é integrante do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora vinculado ao Programa de Extensão Tecelendo no Centro de Formação de Professores ? CFP, Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB (Campus Amargosa-BA), (UFRB/CFP). Desde o ano 2018 até o momento, é coordenador da Linha de Pesquisa Educação Popular, no Programa de Pós ? Graduação em Educação ? PPGE/UFPB.

Referências

BOUTIN, Aldimara Catarina B. D. As reformas educacionais na Era Vargas e a distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.

CARDOSO, Ciro F. Tempo e História. 2018.

CARDOSO, Ciro F. Por que os seres humanos agem como agem? Revista de História, nº 167, jun./dez. 2012, p. 17-52.

CHAVES, Miriam W. História da educação escolar e sociologia: uma relação promissora. Educação em Revista, v. 30, n. 02, 2014, p. 95-116.

GERMANO, José Willington. O discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 313-332, set./dez. 2008.

PALMA FILHO, João C. A República e a educação no Brasil: Primeira República (1889-1930).

SAVIANI, Demerval. POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL APÓS A DITADURA MILITAR. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 18, n.2 [76], p. 291-304, abr/jun. 2018.

SILVA, Gleidson; AMORIM, Simone Silveira. Apontamentos sobre a educação no Brasil Colonial (1549-1759) Interações, Campo Grande, MS, v. 18, n. 4, p. 185-196, out./dez. 2017

SILVA, Carlos Daniel da. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AS CONTRADIÇÕES DESTE PROCESSO HISTÓRICODA COLONIZAÇÃO À REPÚBLICA. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

SOARES SOUSA, I.; LEÃO DE BASTOS, R.; BEZERRA DA SILVA, S. . Caminhos históricos da educação brasileira:: lições para o entendimento das desigualdades contemporâneas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202205, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64586. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO