Literatura e acolhimento:
a mediação leitora em contextos de migração e refúgio
Palavras-chave:
Keywords: Children's and young adult literature; literary reading; reading mediators; reception; migrants and refugees.Resumo
Fenômeno global e longevo, a migração tem se intensificado em função dos mais variados acontecimentos conflituosos e geradores de tensão em todo o mundo, a exemplo de conflitos armados, sobretudo no Oriente Médio, ações terroristas, violação de direitos humanos, fomes, guerras, desastres naturais e agudas dificuldades econômicas, políticas e sociais, como as ocorridas em nossa vizinha Venezuela, as quais acarretaram a saída de milhares de venezuelanos rumo a alguns países da América do Sul, como a Colômbia, o Peru e o Brasil, em busca de empregos e melhores condições de sobrevivência. Abrigando, até final de 2020, mais de 250 mil venezuelanos, o Brasil é, certamente, um dos países que mais recebem essa população. Ciente da capacidade de promoção do texto literário para criar um ambiente de acolhimento, este trabalho tematiza a validade da abordagem literária em contextos difíceis, a exemplo de contextos de migratórios, tendo como objetivo geral apresentar ações da Oficina “ACOLHE(LENDO): A mediação leitora em contextos de migração e refúgio” – direcionada a futuros mediadores de leitura – e, como objetivo específico, levantar, junto aos participantes desta oficina, as percepções acerca das experiências de abordagens metodológicas desenvolvidas no decorrer das atividades. Delineamos uma pesquisa de campo/aplicada com uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, que teve como fundamentos teóricos os estudos de Petit (2008; 2009; 2013; 2018), Arizpe et al. (2004), Arizpe (2002; 2012; 2018), Candido (1995), entre outros, mais especificamente no que se refere a abordagens teórico-metodológicas de obras literárias. Os resultados obtidos mostraram o êxito atingido pela Oficina e o reconhecimento, por parte dos cursistas, de ser a literatura um instrumento de encontro e acolhimento entre as pessoas.
Downloads
Referências
ACHOTEGUI, Joseba. Los duelos de la migración: una aproximacíon psicopatológica y psicossocial. In: PERDIGUERO, Enrique; COMELLES, Josep Maria. (Coord.). Medicina y Cultura: Estudios entre la antroplogía y la medicina. Ediciones Bellaterra, Barcelona, p. 88-100.
ACHOTEGUI, Joseba. Cómo evaluar el estrés y el duelo migratorio. Escalas de evaluación de factores de riesgo en la migración. Aplicación al estrés y el duelo migratório. El mundo de la mente, Barcelona, 2010.
ARIZPE, Evelyn. Literatura infantil en contextos críticos de desplazamiento: El Programa “Leer con migrantes” In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 23-64, 2018.
ARIZPE, Evelyn. Imágenes que invitan a pensar: el libro álbum sin palabras y la respuesta lectora. In: Reflexiones Marginales, n. 3, 2013. Disponível em: <http://reflexionesmarginales.com/3.0/22-imagenes-que-invitan-a-pensar-el-libro-album-sin-palabras-y-la-respuesta-lectora/> . Acesso em: 15. mar. 2022.
ARIZPE, Evelyn. Entre imágenes y palabras: la investigación que promueve comunidades lectoras inclusivas y creativas. In: COLOMER, T. & FITTIPALDI, M. La literatura que acoge: inmigración y lectura de álbumes. Barcelona: Banco del Libro – GRETEL y Fundación SM, p. 44-68, 2012.
ARIZPE, Evelyn. e STYLES, M. ¿Cómo se lee una imagen? El desarrollo de la capacidad visual y la lectura mediante libros ilustrados. Disponível em: <http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a23n3/23_2002_Arizpe.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2020.
BESPALOVA. Marina Núñez. La lectura en contextos adversos y otros espacios emergentes. In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 7-17, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
PADILHA, Paulo Roberto. Educar em todos os cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural. São Paulo: Editora e livraria IPF, 2012.
PETIT, Michèle. El arte de la lectura en tiempos de crisis. México: Océano, 2008.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
PETIT, Michèle. Transfigurar el horror en beleza. In: Para leer en contextos adversos y otros espacios emergentes. Secretaría de Cultura, Ciudad de México. p. 15-22, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).