Sequência didática e teoria das situações didáticas:

um relato de experiência

Autores

  • Sheila Simões Bonfim Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade USCS / UPM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66554

Palavras-chave:

Ensino de álgebra, Teoria das situações didáticas, sequência didática, relato de experiência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau para o ensino da álgebra. Para a realização do estudo, optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa de cunho intervencionista, com a elaboração e aplicação de uma sequência didática que foi construída considerando o que é proposto por Dolz e Schneuwly, numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados gerados foram analisados tendo como referencial teórico os estudos que tratam do ensino da Matemática feitos por Márcia Aguiar, Carmen Sessa, Kátia Gil, entre outros. Constatamos, com a realização da pesquisa, que o trabalho com sequências didáticas, pautadas na Teoria das Situações Didáticas, é uma prática pedagógica que pode contribuir para o planejamento do professor e para a aprendizagem dos alunos. Ademais, o artigo fornece subsídios para que professores possam aprimorar suas práticas pedagógicas e obter resultados mais qualificados em relação a aprendizagem de seus alunos.

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Biografia do Autor

Sheila Simões Bonfim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (2023). Pós-graduada em matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - Unicamp. Possuo graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014) e graduação em Licenciatura Plena em matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atuo como professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e como professora titular na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Ministrei aulas na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo durante nove anos.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, USCS / UPM

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

BONFIM, S. S. .; RAMOS DE ANDRADE, M. de F. Sequência didática e teoria das situações didáticas:: um relato de experiência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202422, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66554. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66554. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA