O aluno surfista na modernidade líquida:

desafios e possibilidades do currículo

Autores

  • Edvanderson Ramalho dos Santos IFC (Instituto Federal Catarinense)
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68595

Palavras-chave:

Juventude, Desinteresse, Aprendizagem terciária

Resumo

O artigo explora a transição para a modernidade líquida e seu impacto nas novas gerações, particularmente nos “alunos surfistas”, que, embora naveguem pelas ondas do conhecimento, não estabelecem conexões duradouras com ele. O objetivo é analisar as características e desafios enfrentados por esses estudantes no contexto da modernidade líquida, com base nas teorias de Bauman, Bateson e Piaget, e explorar como o currículo pode ser adaptado para atender às necessidades desse novo perfil de estudante. Na primeira seção, usamos a Teoria Crítica de Bauman para analisar à modernidade líquida e suas implicações na formação das subjetividades, abordando temas como a mobilidade do capital, o impacto na educação e a importância da reconstrução do espaço público. Na segunda seção, discutimos a evolução da educação da modernidade sólida para a era líquido-moderna, destacando o impacto do neoliberalismo e da volatilidade da informação, que demandam uma reavaliação do propósito e métodos educacionais. A terceira seção analisa a teoria de aprendizagem de Bateson, que aborda os diversos níveis de aprendizado e sua relação com a adaptação do indivíduo. Também se apresenta exemplos de propostas pedagógicas que refletem a concepção de um currículo aberto e plural. A conclusão ressalta a necessidade de um currículo aberto que equilibre o conhecimento acumulado pela humanidade com o contexto dos alunos.

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Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, IFC (Instituto Federal Catarinense)

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da disciplina de Geografia no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Araquari.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO)

Universidade Estadual do Centro- Oeste (UNICENTRO), Irati – PR – Brasil. Professor Associado da
Universidade Estadual do Centro-OesteDocente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutorado em Educação Física (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

RAMALHO DOS SANTOS, E.; DE CARVALHO CRUZ, G. . O aluno surfista na modernidade líquida:: desafios e possibilidades do currículo. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202411, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68595. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68595. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?