Currículo(s) da cidade:

as perspectivas das Cidades Educadoras na mediação entre juventude(s) e conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68676

Palavras-chave:

Cidades Educadoras, Currículos, Juventudes, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo constitui-se como ensaio teórico que discute as possibilidades apresentadas pela perspectiva das Cidades Educadoras para a construção de convergências entre currículos e juventudes, no sentido de estimular uma formação localizada na reflexão e na crítica diante dos desafios impostos à Educação na contemporaneidade, pautando-se na defesa intransigente dos direitos humanos e no estabelecimento de práticas educativas participativas, democráticas e cidadãs. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica visando buscar apoio teórico em uma diversidade de autores do campo, estabelecendo um percurso de reflexão que se inicia apresentando alguns dos pressupostos das Cidades Educadoras e, posteriormente, situa e problematiza a questão dos currículos e das juventudes para, finalmente, discutir a emergência de currículos possíveis, a partir de uma perspectiva freireana, articulando as cidades em suas distintas dimensões educativas, seus distintos conhecimentos, culturas, saberes e, finalmente, suas juventudes, a partir das inserções e relações com seus territórios.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

MINTO FABRÍCIO, T.; ASBEL PIRES, V. Currículo(s) da cidade: : as perspectivas das Cidades Educadoras na mediação entre juventude(s) e conhecimento . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202443, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68676. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68676. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?