Abominável reforma do Ensino Médio:

entre a privatização do ensino público e a negação de futuros possíveis

Autores

  • João Eudes Alexandre Sousa Júnior SEDUC-CE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68682

Palavras-chave:

Ensino Médio, Projeto de Vida, Empreendedorismo

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar, comparativamente, os ideais de projeto de futuro no campo dos mundos do trabalho que manifestam jovens adolescentes do Ensino Médio em escolas das redes pública do Ceará, em contraste com o Projeto de Vida enquanto disciplina sistematizada por currículo autoritariamente imposto pela Reforma de 2017. A metodologia adotada se fundamenta em um conjunto sistematizado de ações que orientaram a pesquisa documental e exploratória, contando ainda com a aplicação de um questionário semiestruturado, respondido por estudantes de nível médio de escolas públicas do Estado do Ceará, situadas em Fortaleza. Buscou-se evidenciar, conforme Freire (1996), Certeau (2003), Bondia (2013) e Han (2017) quais interesses e forças políticas atuam para tosar as juventudes de ambições que tangenciem a “cartilha” hiperliberal da precarização do trabalho, operacionalizada por agendas políticas que fazem avançar a privatização do ensino público no Brasil, segundo. Concluiu-se que o dito “Novo” Ensino Médio incorporou, ainda mais, a lógica da educação-mercadoria, pavimentando as “trilhas” do empresariamento privatista da educação pública, processo que envolve desde a dessubjetivação do trabalho docente de modo geral, até ataques diretos à construção do conhecimento escolar, predominantemente reacionário, pois reconfigurador do dualismo escolar.

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

SOUSA JÚNIOR, J. E. A. Abominável reforma do Ensino Médio: : entre a privatização do ensino público e a negação de futuros possíveis . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202431, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68682. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68682. Acesso em: 22 dez. 2024.

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