Políticas de educação inclusiva sob análise das noções foucaultianas de biopolítica e governamentalidade: um estudo de revisão

UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69310

Palavras-chave:

Políticas de Educação Inclusiva; Governamentalidade; Biopolítica

Resumo

O presente texto traz uma revisão de literatura referente à implementação de ações para atender à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em vigência. Ele se insere no contexto de uma pesquisa que investiga como são constituídas as estratégias para seu cumprimento nos sistemas de ensino dos municípios pertencentes à região denominada Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. A busca foi feita no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sob o descritor “políticas de educação inclusiva”, combinado com os conceitos foucaultianos de biopolítica e governamentalidade, no período de 2008 a 2022. O estudo possibilitou identificar dois enfoques: estratégias de regulação para colocar em prática as políticas inclusivas, e saberes que permeiam as políticas e práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Adiel Philipe Leão da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, professor das Redes de Ensino de Capão da Canoa e Cidreira/RS.

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS; Mestrado e Doutorado em Educação pela Unisinos; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

SILVA, A. P. L. da; SARDAGNA, H. V. Políticas de educação inclusiva sob análise das noções foucaultianas de biopolítica e governamentalidade: um estudo de revisão: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202454, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69310. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69310. Acesso em: 22 dez. 2024.