O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Professores

Resumo

O Ensino Remoto foi uma mudança temporária de ensino que utilizou as TDIC como forma alternativa para transmissão do conhecimento. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os usos das TDIC durante o Ensino Remoto. Foram sujeitos da pesquisa 179 professores, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, de uma Rede Municipal de Educação do Estado do Paraná. Este estudo se caracteriza como pesquisa de cunho qualitativo com objetivo exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online. Observamos que as medidas adotadas pela rede para implementação do Ensino Remoto são focadas no processo de transmissão do conteúdo. As TDIC foram trabalhadas, nesse período, principalmente, através da produção e encaminhamento de vídeos. E o novo panorama educacional gerado pela pandemia de covid-19 e a implementação do Ensino Remoto revela uma mudança na percepção dos professores sobre as TDIC na educação.

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Biografia do Autor

Leticia Rayla Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), investigando o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Remoto. É graduada em licenciatura em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). No decorrer da graduação ingressou na iniciação científica e desenvolveu um projeto intitulado Análise do comportamento da luz em colágeno com aditivos e participou do projeto de extensão Robótica na Educação Básica: uma possibilidade com o uso do Arduino ministrando cursos e oficinas.

Cristina Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Positivo (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos das Ciências/Instituto NUTES e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Formação na perspectiva da Teoria Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, formação de professores, mídia educação, educação e saúde e educação em ciências.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, L. R.; SOARES DIAS VERMELHO, S. C. O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o Ensino Remoto em uma rede pública municipal. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202456, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69559. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69559. Acesso em: 22 dez. 2024.