O direito de punir do Estado e seus desdobramentos políticos:

em que medida a formação que temos analisa a questão?

Autores

  • Lucia Schneider Hardt 48999782197

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2026v35n1.75426

Palavras-chave:

Justiça. Política. Educação. Formação. Nietzsche.

Resumo

O texto pretende problematizar as crenças sobre o bem e mal que pautam a prática da justiça no campo da política e da educação. A partir de autores implicados pela filosofia e literatura somos convidados a cultivar uma espécie de suspeita daquilo que nos captura a considerar possibilidades de punir, regular e avaliar o outro. O sentido da formação humana em sua trajetória deve nos abrir espaços para outras disposições e perspectivas. Implica também sair em busca daquilo que nos contradiz a fim de levar a sério a indagação de Nietzsche: “Quando voltarei para minha pátria onde já não terei de me curvar??”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Schneider Hardt, 48999782197

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação, atuando na Linha de Filosofia da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado (UFRGS) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente na área de Filosofia e Teorias da Educação. Desenvolve pesquisas especialmente a partir de Nietzsche. É líder do Grupo de pesquisa GRAFIA ( no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche (https://grafia.paginas.ufsc.br/).Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Hermenêuticas da cultura, do mundo e educação; Grupo SUR PAIDEIA que reúne pesquisadores do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile e pesquisadora na Rede Internacional de Pesquisa Educacional para o Desenvolvimento Sociocomunitário (RIPEDES)/Universidade Portucalense Realizou estágio pós-doutoral na Universidade De Stuttgart/Alemanha no ano de 2019. Bolsista em produtividade em pesquisa-PQ-2

 

 

Referências

BELAND, Martine. Vocação como terapia: Nietzsche e o conflito entre profissão e chamamento na academia. In: FAUSTINO, Marta; TESTA, Federico (org.). Filosofia como modo de vida - Ensaios escolhidos. Lisboa: Edições 70, 2022.

CONCEIÇÃO, Gimar Henrique da. Montaigne e a lei: sobre o do costume e de não mudar facilmente uma lei aceita (i, 23) (e da experiência (iii, 13). Revista Quaestio Iuris, v. 8, n. 2, p. 898-919, 2015.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.

LISPECTOR, Clarice. A cidade sitiada. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Editora 34, 2016.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad., notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. A genealogia da moral: uma polêmica. Trad., notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos ou como se filosofa com o martelo. Trad., notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano demasiado Humano v. II. Trad., notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHNEIDER HARDT, Lúcia. Justiça para além do mundo do espetáculo, da ordem e da segurança. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, n. 1, p. e472036, 2024.

VIESENTEINER, Jorge. Aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever: condições integrantes do conceito de Bildung no Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche. In: DIEZ, Carmen Lucia. (org.). Instigar a pensar e a questionar: o sentido do ensino da filosofia. São Paulo: Mercado de Letras, 2012. v. 1, p. 13-35.

VILAS, Manuel. Em tudo havia beleza. São Paulo: TusQUETS editores, 2023.

Downloads

Publicado

2026-02-08

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.