CONSIDERAÇÕES SOBRE A RECEPÇÃO DOS NORMANDOS NO ROMANTISMO FRANCÊS (SÉCULO XIX)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a recepção dos normandos em meio a intelectualidade francesa, no contexto da origem do mito das nações. Para isso, será realizado um exame a respeito de alguns autores que abordaram a temática ao longo dos séculos XVIII e XIX, articulando as diferentes matrizes teóricas e metodológicas aos problemas que cada grupo possuía, inseridos em suas temporalidades. O foco central será a análise de algumas obras selecionadas de autores como François Guizot, Augustin Thierry e Jules Michelet, cuja relevância política e cultural para o período pode ser verificada através do exame historiográfico e do papel que os dois primeiros desempenharam na política francesa. Além disso, para que as discussões possuam sentido, farei uma breve análise da forma como essa elite letrada tratou os normandos ao longo das duas metades do século XVIII e no período da Restauração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.