La strega e il furto del latte: una analisi di pitture presenti nelle chiesi svedesi del secolo XV

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Resumo

O presente artigo possibilita uma análise da figura da bruxa e dos animais que integram a representação visual da tradição do Roubo do leite que foi reproduzida por Albertus Pictor, na segunda metade do século XV, em algumas igrejas da Escandinávia Medieval. O Roubo do leite, uma atividade praticada por uma mulher com supostos poderes mágicos ou sobrenaturais, era uma crença baseada nas problemáticas relacionadas ao processo de produção e transformação do leite no período medieval. Em consideração disso, com nossa pesquisa, abordamos os aspectos dessa tradição que se encontra representada nas pinturas presentes na igreja de Ösmo, na Suécia. Nesse sentido, refletimos a respeito dos motivos pelos quais a figura da bruxa, considerada um sujeito marginal, foi reproduzida dentro de uma igreja no mesmo espaço onde está localizada a representação visual do Juízo final. Para tanto, para entender os significados das representações, foram utilizados os conceitos da Cultura Material bem como os da Cultura Visual, no específico, os que se referem à religião.

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Biografia do Autor

Lorenzo Sterza, UFPB

Dottorando del “Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões” dell’Università Federale dello Stato di Paraíba – Brasile, con la Tesi: “O Diabo e a boca do Inferno: representações no contexto do Juízo final nas igrejas da Escandinávia Medieval”, avendo come tutor il Prof. Dr. Johnni Langer e cotutora la Prof.ª Dra. Tamara Quírico. Integrante del gruppo NEVE – “Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos”. Borsista della “Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.

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Publicado

2024-11-12

Edição

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Articles