A linguagem das sagas e Eddas: Lendo em Nórdico (T. Moosburger)
Resumo
Os serviços de streaming, as prateleiras das livrarias – físicas e virtuais -, jogos de tabuleiro e eletrônicos, sem contar as festas e encontros envolvendo a cultura pop, nos apresentam as mais diversas representações e interpretações sobre os nórdicos antigos que viveram durante a Era Viking. Equivocadamente generalizados como “vikings”, utilizando um termo que, grosso modo, define uma atividade ocupacional, e não todos os habitantes da Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia dos séculos VII a XI. Nos filmes e séries e na maioria dos livros traduzidos a língua que os antigos nórdicos falam é inglês. Parcas são as produções fílmicas em línguas escandinavas modernas, mas em meio a esse cenário aparece um interesse pela língua que era falada originalmente pelos nórdicos antigos, em que em foram escritas as sagas, a poesia escáldica e as Eddas, despertando a necessidade de se estudar a língua nórdica antiga.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.