Rompendo as algemas da escravidão escandinava: Thraldom, a History of the Slavery in the Viking Age (S. Brink)
Resumo
Em seu último livro publicado em língua anglófona no ano de 2021, Thraldom: a History of the Slavery in the Viking Age, o filólogo sueco Stefan Brink – conhecido pela organização de diversas obras de referência na escandinavística como, por exemplo, o livro The Viking World, publicado pela Routledge, em 2008 – ofereceu ao público acadêmico aquela que pode ser vista como a principal obra abordando a temática da escravidão durante o Período Viking. O elogio, embora possa soar de forma desmedida, não é mera bajulação. Quando nos deparamos com a quantidade de documentação primária mobilizada para a discussão ao longo dos 17 capítulos que a obra contém, nota-se que a pesquisa do autor é digna do louvor que lhe atribuo. Comparando os registros escritos presentes nas leis provinciais, textos literários em nórdico antigo, inscrições rúnicas e demais fontes medievais com análises etimológicas dos termos contemporâneos durante o passado investigado, Stefan Brink promove reflexões significativas acerca das avaliações sobre a noção de thrall quando comparadas à cultura material por meio de um aporte histórico-antropológico. Sempre atento aos estudos já promovidos por nomes de peso do campo como Ruth Mazo Karras e Tore Iversen, a obra tem um trajeto de investigação instigante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.