“Why have you come?” Emotionality and Jewish-Christian sameness in an Old Icelandic Theophilus fragment (AM 655 XIX)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-9107.2025v8n08.75479Resumo
Resumo: Este artigo examina uma possível função da presença de judeus na literatura nórdica antiga através da análise de uma versão fragmentada da lenda de Theophilus, como preservada no manuscrito AM 665 XIX. Ao invés de me focar nos judeus como meramente alterizados por cristãos medievais, ou tornados ausentes pela sua não-presença enquanto comunidade na Islândia medieval, seguirei Adrienne Williams Boyarin ao enfatizar a importância da semelhança (“sameness”) no pensamento cristão medieval sobre judeus. Demonstrarei que as qualidades emotivas desta lenda, mesmo fragmentada, evocam uma presença, e uma semelhança entre o demonólogo judeu do texto, o cristão (e epónimo) Teófilo, e o público-alvo cristão. O artigo demonstra que, embora a Islândia medieval não tivesse uma comunidade judaica, a Islândia reproduziu e manteve atitudes cristãs medievais típicas relativamente a judeus, que realçam a semelhança como chave para as relações inter-religiosas e para a autoidentificação cristã no geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.
