Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal: uma análise do relacionamento das instituições bancárias com seus públicos no Facebook e Twitter

Autores

  • Josilene da Silva Félix
  • Paullini Marielle da Silva Rocha
  • Rôsilane Pereira de Souza
  • Viviane Costa Soares
  • Andréa Karine Albuquerque Maia

Resumo

Este artigo buscou analisar o perfil institucional dos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nos sites de redes sociais Facebook e Twitter, com o objetivo de comparar o relacionamento entre as referidas organizações e os seus públicos. A análise de conteúdo foi adotada como procedimento metodológico e as mensagens veiculadas pelas empresas num período de duas semanas foram agrupadas em categorias de análise. A pesquisa bibliográfica na área das Relações Públicas subsidiou uma melhor interpretação dos dados. Os resultados revelaram várias falhas no relacionamento dos bancos com os seus públicos, apontando para a necessidade de uma gestão de relacionamentos capacitada para mediar o diálogo entre organização e público no ambiente das redes sociais.

Palavras-Chave: Análise de conteúdo. Redes Sociais. Relacionamento. Relações Públicas.

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Publicado

2014-09-07

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Seção

Artigos