Plugados e conectados: a aplicabilidade das TIC como mediação dinâmica, dialógica e crítica no ensino e pesquisa histórica

Autores

  • Marcos Ferreira Silva
  • João Batista Bottentuit Junior

Resumo

O ensino e a pesquisa histórica em muitas instituições educacionais brasileiras ainda acontecem de forma decorativa e desconectada do cotidiano, não acompanhando, em sua maioria, o movimento de modernização pelo qual a educação tem se deparado. Como tentativa para superar esta realidade surgem experiências inovadoras como a que relata o presente artigo, discutindo novas abordagens para a pesquisa e o ensino de história, consideramos as contribuições metodológicas decorrentes das novas tecnologias como elementos importantes para o fazer histórico. Especificamente, a Internet nas suas vertentes educativas,como ferramenta capaz de desenvolver o interesse pela pesquisa da História e a garantia de um ensino eficaz e concomitantemente a melhoria da auto-estima dos docentes e dicentes. Portanto, a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação tanto para o professor, enquanto profissional da Educação que busca um ensino de qualidade, como para o aluno, que precisa desenvolver o seu papel como agente transformador do processo histórico são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o argumento central deste texto pode ser resumido na premissa de que a ampliação das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas e a adoção de diversas e diferentes fontes podem constituir fecundo campo para (a investigação e mesmo) o ensino de História. Portanto, este texto objetiva analisar a relação entre as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), os documentos em suporte não convencionais na pesquisa e no ensino de História.

Palavras-chaves: Ensino de História. Mídias. Pesquisa. TIC.

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Publicado

2014-10-19

Edição

Seção

Artigos