EPC: para entender a comunicação contemporânea

Autores

  • Samária Araújo de Andrade

Resumo

O presente artigo reflete sobre o potencial explicativo que a Economia Política da Comunicação (EPC) apresenta para os fenômenos de comunicação contemporâneos, quando os meios de comunicação ganham dimensão central, produzindo conteúdos sujeitos a diferentes forças e quase sempre desregulamentados. Para isso investiga a matriz teórica da EPC expondo pontos fundamentais como a definição de Economia Política, a passagem de “Economia Política” a “Economia”, a abordagem de algumas de suas escolas e a distinção geográfica proposta pela EPC, os fenômenos que justificam a aproximação de Economia Política e Comunicação e a variedade de temas que a EPC tem estudado.

Palavras-chave: Economia Política da Comunicação. EPC. Economia Política. Meios de Comunicação.

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Biografia do Autor

Samária Araújo de Andrade

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (PPGCOM – UFPI), Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). E-mail: samaria.andrade@hotmail.com

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Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos