Integração das mídias sociais no plano de Comunicação de Marketing: estudo de caso em uma empresa de bens de consumo

Autores

  • Renata S. B. Queiroz
  • Tayra Carolina Nascimento Aleixo

Resumo

Considerando a importância da Internet para comunicação entre empresa e consumidor, além do crescente montante investido em tal mídia emergente, buscou-se apresentar argumentos teóricos e realizar uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar a integração das mídias sociais no plano de comunicação, bem como seu gerenciamento por uma empresa de bens de consumo não duráveis. A obtenção dos dados foi precedida por dois pré-testes, seguindo metodologia qualitativa, ilustrando um estudo em profundidade e exploratório, com o objetivo de identificar a integração dessa nova ferramenta. Os resultados obtidos revelam que a empresa analisada possui baixo nível de integração e gerenciamento terceirizado de tal ferramenta, colocando em risco a imagem da marca, bem como a integração com as demais ferramentas do composto de marketing. Dessa forma, acredita-se que esse estudo exploratório abra portas para novas pesquisas promovendo entendimento cada vez mais profundo sobre o significado e importância das ferramentas online para construção de marca.

Palavras-chave: Mídias Sociais. Comunicação Online. Marketing Digital. Internet. Comunicação Integrada de Marketing.

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Biografia do Autor

Renata S. B. Queiroz

Doutoranda na Universidade Federal de São Paulo, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. Vinhedo, São Paulo. E-mail: renata.sbq@gmail.com.

Tayra Carolina Nascimento Aleixo

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Itupeva, São Paulo. E-mail: Aleixo.tay@hotmail.com.

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Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Artigos