Das particularidades da arte: Semiótica, tecnologia e processos de criação/comunicação compartilhados no metaespetáculo Particular

Autores

  • Anderson Marcos da Silva
  • Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Resumo

A difusão e o armazenamento de toda a informação produzida pelo homem, segundoSantaella (2009), são possíveis a partir da articulação entre as Matrizes da Linguagem,que estruturam a comunicação e a cultura. Seguindo a premissa de que a combinaçãoentre modalidades e submodalidades das matrizes origina diversas linguagens, o quetorna evidente a naturalidade dos processos de hibridização, foi desenvolvido ometaespetáculo Particular. Este processo de criação compartilhado será descrito eanalisado, a partir das referências dos estudos semióticos e das artes, diante do contextodos novos paradigmas da comunicação que emergem com as tecnologias digitais.

Palavras-Chave: Arte. Semiótica. Tecnologia. Processos de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Marcos da Silva

Bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando noPrograma de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Artista-pesquisador dacena. E-mail: anderson.mrcs@gmail.com.

Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Orientador deste trabalho. Professor Adjunto do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal deCampina Grande (UFCG). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História daCultura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. E-mail: paulomfjr@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos