As fontes jornalísticas em jornais do Paraná no encerramento do Aterro da Caximba

Autores

  • Amanda Bachal
  • Kassia Ayumi Nakazawa
  • Marcelo Fernando de Lima

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como o conflito em torno do encerramento do aterrosanitário do bairro da Caximba, em Curitiba, foi representado pelos jornais O Estado doParaná, Gazeta do Povo, Jornal do Estado e Tribuna do Paraná durante os meses desetembro a dezembro de 2010. A partir da análise das matérias, demonstram-se quaisforam as representações sociais construídas pelos veículos de comunicação sobre o temae sobre os atores sociais identificados como principais fontes. Para alcançar ospropósitos centrais, foi utilizada a base teórica das representações sociais e teoriasligadas ao jornalismo.

Palavras-chave: Comunicação. Representações Sociais. Movimentos Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bachal

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM) da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná.

Kassia Ayumi Nakazawa

Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM) da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná.

Marcelo Fernando de Lima

Doutor em Letras e professor do Departamento de Comunicação e Expressão (DACEX) da UTFPRCuritiba,atuando no Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos