Indie ou Sertanejo? Apropriações de dois gêneros musicais através do elemento xadrez no aplicativo Instagram

Autores

  • Adriana Amaral
  • Camila Kehl

Resumo

O presente artigo investiga como os gêneros musicais indie rock e sertanejouniversitário são apropriados pelos fãs através do elemento xadrez na construção desuas identidades. A análise procurou observar essas manifestações a partir de um estudoexploratório do aplicativo Instagram, escolhido em função do seu forte apelo entre osusuários de sites de redes sociais. Como estratégias metodológicas, primeiramenteresgatou-se os conceitos de gêneros musicais e as definições dos gêneros indie rock esertanejo universitário. Num segundo momento, partiu-se para uma observaçãoempírica das manifestações do elemento xadrez – que caracteriza esteticamente ambosos gêneros - em fotos publicadas no Instagram considerando as diferentes apropriaçõese performances dos fãs.

Palavras-chave: Gêneros Musicais. Indie Rock. Sertanejo Universitário. Xadrez.Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Amaral

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS e professora do Programa de Pós-Graduação emCiências da Comunicação da UNISINOS. Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPq. Email:adriamaral@unisinos.br.

Camila Kehl

Graduanda do Curso de Jornalismo da UNISINOS e bolsista de Iniciação Científica PIBIT daFAPERGS. Email: milakehl@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos