Do bronze a tela: a releitura do monumento histórico paraibano Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga através dos elementos da cor e forma

Autores

  • Cristianne Patrícia Melo Amorim
  • Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Resumo

Tanto a cor, quanto a forma são elementos da comunicação visual que apresentamgrande carga de significado. Através da utilização destes elementos podemosacrescentar às manifestações artísticas sentimentos, emoções e lembranças. Várias obrasde Arte, produzidas em diferentes lugares, utilizam estes elementos da comunicaçãovisual e compreender como a cor e a forma conseguem transmitir informação nosajudará a entender a mensagem que elas ajudam a proporcionar. Neste Artigo, esteselementos são estudados com o objetivo de realizar uma leitura mais acadêmica dapintura produzida pelo artista André Santos, que se apresenta como uma releitura domonumento histórico de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga instalado na cidade deCampina Grande- PB. Esta releitura não só se configura como uma nova obra de arte ouuma transposição de suporte, mas apresenta-se como uma nova visão sobre os músicosali representados, além de proporcionar uma nova sensação e experiência para o leitor.

Palavras-chave: Cor. Forma. Releitura. Comunicação Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristianne Patrícia Melo Amorim

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco(PPGCOM/UFPE). E-mail: cristianne.melo@gmail.com.

Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Professor Adjunto do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na UniversidadePresbiteriana Mackenzie-SP. E-mail: paulomfjr@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos