Chiclets: marca & identidade perceptual

Autores

  • Dhione Oliveira Santana
  • Álvaro Augusto Santos Santana
  • João Paulo Andrade de Souza
  • Raquel Marques Carriço Ferreira

Resumo

O presente artigo pretende analisar os aspectos tangíveis e intangíveis associados àmarca de goma de mascar Chiclets, através da análise de sua representação gráfica, ouseja, da sua logomarca, que é utilizada para promover e proporcionar reconhecimentopor seu público-alvo. Para o cumprimento deste objetivo utilizamos a propostametodológica de análise de Clotilde Perez (2004), que aponta como identificar aentidade perceptual das marcas. Adicionalmente, procedemos às revisões bibliográficassobre marcas, gerenciamento de marcas, semiótica, consumo de jovens eposicionamento.

Palavras-chave: Caso Chiclets. Identidade perceptual. Branding. Consumo.

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Biografia do Autor

Dhione Oliveira Santana

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do PIBIC-CNPq.

Álvaro Augusto Santos Santana

Estudante de Publicidade na Universidade Federal de Sergipe.

João Paulo Andrade de Souza

Estudante de Publicidade na Universidade Federal de Sergipe.

Raquel Marques Carriço Ferreira

Doutora em Televisão e Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, professora do Curso de Publicidadee Propaganda da Universidade Federal de Sergipe, UFS. Email: raquelcarrico@gmail.com.

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Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Artigos