A utilização do Ginga na construção do processo de interatividade no telejornalismo brasileiro

Autores

  • Valquíria Aparecida Passos Kneipp
  • Sonia Regina Soares da Cunha

Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso a respeito da experiência realizada pela TV Integração, afiliada da Rede Globo em Uberlândia (MG) e pela TV Bandeirantes, com o middlware Ginga, nas edições locais do MGTV (Minas Gerais TV) e no Jornal da Band, como ferramenta de interatividade. O objetivo foi conhecer e acompanhar a implantação de uma nova perspectiva de participação para o telespectador. Partiu-se do questionamento a respeito de como pode se dar a interatividade no telejornalismo? Por que o telejornalismo vem em busca de proximidade com o telespectador? Contribuíram para este trabalho alguns conceitos e teorias a respeito da interatividade midiática. Foi possível considerar que a interatividade no telejornalismo é um fenômeno contemporâneo, que ainda precisa ser melhor adaptado ao telespectador brasileiro para poder ser efetivado.

Palavras-chave: Interatividade. Ginga. MGTV. Jornal da Band.

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Biografia do Autor

Valquíria Aparecida Passos Kneipp

Doutora em Ciências da Comunicação pela Eca/USP. Jornalista formada pela Unesp de Bauru. Professora de graduação e pós graduação na UFRN. E-mail: valquiriakneipp@yahoo.com.br.

Sonia Regina Soares da Cunha

Mestranda em Estudos da Mídia pelo PPGEM/UFRN. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Libero de São Paulo. Bolsista DS CAPES. E-mail: ginauk@gmail.com.

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos