O lugar do cinema brasileiro no jornalismo cultural paranaense: reflexões sobre o conteúdo de domingo no Caderno G

Autores

  • Fabiana Maria Moro van Abbema
  • Cynthia Schneider

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a presença do cinema brasileiro no jornalismo cultu- ral paranaense, tomando por objeto o caderno G, segmento de cultura do jornal com maior circulação, a Gazeta do Povo do Estado. O objetivo desta pesquisa foi identificar a importância que este caderno dá ao tema revelada pelos conteúdos publicados no pri- meiro semestre de 2012, nos meses de janeiro a junho. O interesse em detectar o real lugar destinado ao cinema brasileiro pelo jornalismo cultural do principal jornal parana- ense, a Gazeta do Povo, foi o fato gerador desta pesquisa. A justificativa partiu do fato de que as autoras são coordenadoras e professoras do Curso Técnico Subseqüente em Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal do Paraná e durante o ano de 2012 per- ceberam um senso comum no discurso de professores e alunos do curso de que há mais fatos geradores de notícias desta área acontecendo no Paraná - especialmente na capital, Curitiba - pelo fato de que muitas notícias sobre o tema estariam sendo publicadas na Gazeta do Povo. Tal fato, se confirmado, poderia indicar um crescimento das atividades em produção audiovisual no Estado, ou talvez inicialmente na capital. Entre os passos metodológicos do estudo, que compreendeu o levantamento quantitativo e categorização dos conteúdos do Caderno, foi feita uma análise qualitativa dos textos publicados. Para esta pesquisa foi selecionado um recorte pontual, que compreende as edições de domin- go, que totalizaram 25 no período. A organização e análise dos dados tomou por refe- rência as terminologias e conceitos propostos por Piza (2011), Traquina (2004) e Wolf (2001). Como resultado, foi possível identificar qual o perfil do conteúdo publicado aos domingos, a freqüência e características das referências ao cinema nacional e o interesse de leitura pressuposto pelos jornalistas responsáveis pelo Caderno G para os leitores deste dia da semana.

Palavras-chave: Jornalismo Cultural. Agenda setting. Cinema brasileiro. Levantamento e análise de conteúdos. Caderno G.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Maria Moro van Abbema

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP. Docente do IFPR – Instituto Federal do Paraná. Email: fabiana.moro@gmail.com.

Cynthia Schneider

Mestre em Comunicação pela Unisinos, RS e doutoranda em Multimeios pela Unicamp, SP. Docente do IFPR – Instituto Federal do Paraná. E-mail: cyls72@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Artigos