O interpretante imediato e dinâmico no cinema de bordas de Ciro Matoso

Autores

  • Fabiana Maria Moro van Abbema

Resumo

Ao longo deste artigo faço uma leitura a partir da semiótica peirceana, de dois filmes do cineasta Ciro Matoso. Busco então contrapô-la a indícios do interpretante dinâmico presentes em quatro entrevistas retiradas de um documetário acerca da produção do diretor. Procuro demonstrar os aspectos indiciais e simbólicos nestes dois casos específicos, como características dos filmes da categoria cinema de bordas, na qual podemos enquadrá-los (LYRA).

Palavras-chave: Cinema de bordas. Semiótica. Ciro Matoso. Objeto dinâmico. Práticas cinematográficas

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Biografia do Autor

Fabiana Maria Moro van Abbema

Mestranda do Curso de Comunicação e Linguagem da UTP e professora do Instituto Federal do Paraná. E-mail: fabiana.moro@gmail.com.

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Publicado

2015-03-24

Edição

Seção

Artigos