Convergência e diálogo de sentidos no telejornalismo da TV digital

Autores

  • Águeda Miranda Cabral
  • Alfredo Vizeu
  • Giovana Mesquita
  • Lívia Cirne

Resumo

A mudança de base tecnológica, com a imposição do padrão digital, a apropriação da edição não linear e os novos processos de produção e consumo simultâneos de mídias, por meio do fenômeno da convergência, entre outros, têm impulsionado efeitos de sentido no telejornalismo diferentes do que presenciávamos no padrão anterior. Com base nisto, o presente trabalho tem o intuito de apresentar um cenário marcado pela alteração das lógicas produtiva e de consumo e pelo diálogo de sentidos no telejornalismo. Projeta-se também que o jornalismo de tevê deverá sofrer mudanças de maneira mais incisiva perante a emergência e a consolidação do sistema de televisão digital.

Palavras-chave: Telejornalismo; Convergência; Diálogo de Sentidos; TV Digital.Introdução

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Águeda Miranda Cabral

Professora doutora do Departamento de Comunicação Social da UEPB e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade. E-mail: aguedacabral@gmail.com.

Alfredo Vizeu

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM da UFPE). Doutor em Comunicação pela UFRJ e coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade. (http://www.ufpe.br/jornalismo). E-mail: a.vizeu@yahoo.com.br.

Giovana Mesquita

Doutoranda no PPGCOM da UFPE, sob a orientação do professor Dr. Alfredo Vizeu. Bolsista Facepe. É integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade. E-mail: giovanamesquita@yahoo.com.br.

Lívia Cirne

Doutoranda no PPGCOM da UFPE, sob a orientação da professora Dra. Yvana Fechine. Bolsista Facepe e integrante do Grupo de Trabalho TV em Transição (GTVT). Professora do Departamento de Mídias Digitais da UFPB. E-mail: liviacirne@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos