Livro Digital: Percalços e Artimanhas de um Mercado em Reconfiguração

Autores

  • Rennam Virginio
  • Marcos Nicolau

Resumo

Cinco séculos após a invenção da prensa, por Gutenberg - que permitiu posteriormente a produção em massa de impressos -, o livro reconfigurou-se e hoje também pode ser encontrado em formato digital, conhecido como e-book. Na sua nomenclatura aportuguesada, o livro digital traz ao usuário uma nova experiência em leitura por ser hipertextual, o que garante a possibilidade de serem explorados recursos interativos. Atualmente a empresa norte-americana Amazon já vende mais e-books do que livros impressos, enquanto o mercado brasileiro ainda dá os primeiros passos. Entretanto, em todo o mundo, o mercado editorial digital - pressionado pelas ameaças de pirataria - faz uso de práticas mercadológicas que limitam a liberdade dos leitores e a dinâmica editorial. Este artigo busca expor e discutir os percalços e as artimanhas deste novo mercado.

Palavras-chave: Livro digital. Mercado editorial. Reconfiguração.

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Biografia do Autor

Rennam Virginio

Graduando em Comunicação em Mídias Digitais pela UFPB. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPB) pelo projeto Para Ler o Digital. Email: rennam.virginio@hotmail.com.

Marcos Nicolau

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. Coordenador do Projeto Para Ler o Digital – DEMID/UFPB. Email: marcosnicolau.ufpb@gmail.com.

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Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos