O Sistema Visual de Tron

Autores

  • Tiago Mendes Alvarez
  • Sandra Fischer

Resumo

Este artigo pretende examinar questões que se referem à representação visual em Tron: Uma Odisséia Eletrônica (1982), obra do diretor Steven Lisberger. No filme há aspectos na imagem que evidenciam o uso de novas tecnologias na tentativa da criação de uma nova realidade dentro do campo do cinema. Propõem-se análises que se referem às imagens de Tron, na tentativa de elaborar hipóteses que colocam em cheque o sistema representativo natural vinculado ao “real” concreto. De certa maneira, é através de técnicas de efeitos em que o processo de construção de uma nova realidade problematiza a questão do realismo e sua representação como “verdade”. Propõe-se um estudo da definição desses espaços criados, analisando: simulações; hibridizações e aspectos ambíguos da imagem, um estudo de efeitos de real.

Palavras-chave: ambiguidade; efeitos de real; hibridização; representação do real; simulação.

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Biografia do Autor

Tiago Mendes Alvarez

Mestrando do Curso de Comunicação e Linguagens da UTP, email: tiagomalvarez@yahoo.com.br.

Sandra Fischer

Orientadora do trabalho. Pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ, 2009) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,2002). e-mail: sandrafischer@uol.com.br.

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Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos