A infografia como recurso didático na Educação à Distância

Autores

  • Alberto Ricardo Pessoa
  • Gisele Gomes Maia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico acerca da infografia dentro do contexto da educação a distância e como objeto complementar de aprendizagem. A Educação à Distância é um modelo de ensino que visa instruir e formar seus alunos por meio de uma metodologia que tende ao autodidatismo. Ainda que na maioria dos cursos oferecidos nessa modalidade, sabemos da presença do tutor como mediador do conhecimento e facilitador da aprendizagem, é principalmente através das leituras e interação com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem que os alunos irão adquirir o conhecimento que o ensino à distância oferece. Considerando isso, neste trabalho temos o objetivo de investigar em que medida e por quais razões a infografia deve ser utilizada como meio complementar de ensino nos ambientes virtuais de aprendizagem na modalidade de Educação à Distância. A estrutura do presente estudo consiste em conceitualizar infografia, a educação à distância, e apresentar algumas propostas de uso da infografia nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Palavras-chaves: Educação à Distância. Infografia. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Infografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Ricardo Pessoa

Professor do Curso de Comunicação em Mídias Digitais – UFPB. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gisele Gomes Maia

Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos